Exame físico da cabeça e pescoço - Cabelos

By Louca Enfermeira - janeiro 16, 2014

Também são formados por queratina (proteína endurecida). Examinar os cabelos, avaliando sua textura, higiene, distribuição, presença de calvície e alopécia. São achados anormais: quebradiços (sugestivo de hipotireoidismo), ressecamento, oleosidade excessiva, presença de falhas e má distribuição, fios brancos (acromotriquia) impróprios para a idade e despigmentação (cm geral por desnutrição).
Cabelos grisalhos (canície) podem ter origem no aumento da produção de peróxido de hidrogênio, devido ao desgaste do folículo piloso. O acúmulo de peróxido bloqueia a pigmentação natural, dada pela melanina. Quanto mais envelhecido for o folículo, maior será a produção de peróxido. O tabagismo também pode estar associado. Esse processo é mais comum após os 30 anos de idade. O vitiligo é urna causa genética da canície. A queda capilar pode ser verificada com o teste de tração: manipular os fios entre os dedos e observar o número que se desprenderam; perda superior a seis fios configura-se anormal.
Pesquisar dermatite seborreica, que se caracteriza por oleosidade excessiva, placas e descamação esbranquiçada em couro cabeludo.
E causada por fungos e pode levar à queda capilar. Os cabelos podem conter ectoparasitas, como no caso de pediculose (piolhos e seus ovos, as lêndeas).


Fonte:
Exame Físico no Adulto
Martinari, 2013

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários