Celulite

By Louca Enfermeira - janeiro 14, 2014

Celulite (ceilulite no francês e cellulitis no inglês) é o termo utilizado para definir a inflamação do tecido celular, mais especificamente do tecido celular subcutâneo, isto é, o tecido conjuntivo frouxo e o panículo adiposo que se encontra sob a pele. E uma inflamação aguda, subaguda ou crônica.
As manifestações mais comuns passam pelo empastamento endurecido, por vezes doloroso e edemaciado de uma área da pele, empastamento esse que atinge a hipoderme, a derme profunda e o tecido conjuntivo subcutâneo. Essa área tem geralmente os bordos mal definidos (ao contrário da erisipela) e apresenta-se quente e Com uma coloração vermelho vivo. Acompanha-se geralmente de febre. Nas formas mais graves surgem formações bolhosas, hemorrágicas e necrose. 
É habitualmente de etiologia estreptocócica (Streptococcos pyogenes) e estafilocócica (S. aureus), embora também possa estar associada a outros micro-organismos. A infecção pode ser mono ou polimicrobiana.
O tratamento clássico passa pela antibiorticoterapia, sendo mais frequentes os antibióticos do grupo das penicilinas e a eritromicina. A heparina de baixo peso molecular é também utilizada no sentido de otimizar a circulação local e prevenir a tromboembolia. Esse tratamento não dispensa os cuidados de limpeza e antissepsia local e algumas vezes a remoção de coágulos e crostas e o desbridamento de placas de necrose.

Fonte:
Curativos, Estomia e Dermatologia - Uma Abordagem Profissional - Editora Martinari, 2014.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários