Dreno de Pen Rose

By Louca Enfermeira - janeiro 15, 2014

Drenagem Sistema:  aberto.
Indicação: Cirurgias com abscesso na cavidade, sendo exteriorizado por um Orifício próximo à incisão cirúrgica.
Manipulação estéril: risco para infecção
Dispositivo de látex, constituído por duas lâminas finas e flexíveis unidas entre si, que funciona por capilaridade, permitindo o escoamento de líquidos entre suas superfícies. Mede, aproximadamente 30cm, podendo ser cortado na medida da necessidade, e apresentado nos tipos fino, médio e largo ou números 1,2 e 3, que correspondem à largura em cm.
Utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local pós-operatório, de líquidos infectado ou não – principalmente para drenar líquidos espessos e viscosos.
O orifício de passagem do dreno deve ser amplo, e o mesmo deve ser posicionado à menor distância da loja a ser drenada, não utilizando o dreno através da incisão cirúrgica e, sim, através de uma contra incisão.
Esta bolsa deve ser esvaziada com freqüência e o volume anotado rigorosamente para que as perdas possam ser repostas adequadamente.
Na realização de limpeza desse dreno, deve-se observar a presença de dobras que dificultam a drenagem.
Vantagens: amoldar-se as vísceras, sem lhes causar danos, ser quase inerte, causando o mínimo de reação inflamatória; ser atóxico, podendo permanecer em contanto com as vísceras por longo período; ser de fácil manipulação e remoção.
Desvantagens: colabação de sua luz, de modo a formar uma lâmina de borracha dupla, o que o torna menos eficaz.



Referência
Tubos, sondas e drenos, 2000.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários