Anatomia das Mamas

By Louca Enfermeira - junho 27, 2014

As mamas estão situadas sobre os músculos grandes peitorais, na altura dos terceiros e quartos arcos costais. O nódulo puberal, que indica o início do desenvolvimento mamário feminino, forma-se entre os oito e doze anos na maioria das meninas, e corresponde ao estádio 1 dos Critérios de Tanner. Esse médico inglês padronizou um método de estadiamento da maturação sexual, que se difundiu a partir da década de 1960, sendo utilizado atualmente. Consta da avaliação das mamas e pelos pubianos, no sexo feminino, e de gônadas e pelos pubianos, no sexo masculino. Os estágios variam de um a cinco, para cada item.
A forma e a maturação mamária dão-se ao final da adolescência e correspondem ao estágio cinco de Tanner, apresentando-se com suave contorno arredondado, aumentadas, ângulo nítido em relação ao tórax, aréola e mamilos desenvolvidos; geralmente existe assimetria entre as mamas.
A aréola é mais pigmentada e no seu centro está o mamilo. Possui diminutos tubérculos que se hipertrofiam durante a gravidez. No mamilo exteriorizam-se 15 a 20 orifícios ductais, que correspondem às vias de drenagem das unidades funcionais. A mama tem diversos lobos (de 15 a 20), separados entre si por tecido conjuntivo denso, que por sua vez são formados por lóbulos que são compostos por células secretoras de leite — os ácinos. Cada um tem a sua via de drenagem, que converge para o mamilo, por meio do sistema ductal.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários